GUIA DE ACONTECIMENTOS


A seguinte cronologia data e relaciona eventos mencionados nos livros da Saga Sagraerya, mas com foco maior na narrativa abordada, sem cobrir o contexto histórico completo do mundo de Arya. Clique aqui para comprender melhor como funciona o calendário aryno. Recomenda-se utilizar este conteúdo só para refrescar a memória, antes de ler uma sequência, então tome cuidado com os SPOILERS.

Eventos Anteriores à Partida dos Iluminados contra Dhazun, a Última Fortaleza Sombria


1189 p.F.
12 do Alto Verão, pêntamo: Descoberta de Ardória por Capitão Ardo D’Zuail, vindo do Império de Arthris, em Eldória.
1213 p.F.               
7 do Alto Inverno, héptamo: Zophar derrota todos os reinos rivais e triunfa no Novo Continente, recebendo imigrantes de Zophariiz, o reino de origem dos colonizadores, em Eldória.
1276 p.F.               
28 do Baixo Inverno, héptamo: Zophar e os sombrios têm seu primeiro contato. Acontece o Abraço dos Reis.
1287 p.F.               
3 do Baixo Verão, trimo: Darnon recita a Zophar III a profecia do Eremita da Montanha.

13 do Baixo Outono, héxamo: Acontece a Traição: o Dia do Duplo Regicídio.

14 do Baixo Outono, héptamo: O rei-clérigo de Zophar declara guerra contra os Sombrios. Vossa Majestade Eminissente Darnon Zophar proclama o Juramento da Justiça Divina.
1321 p.F.               
13 do Baixo Outono, héxamo: O sangrento Combate das Dunas Vermelhas acontece, liderado por General Tredius Dastinour.

1323 p.F.               
19 da Alta Primavera, pêntamo: Nasce Sagrarius.
1327 p.F.               
18 da Alta Primavera, tétramo: Airam, esposa de Tredius e mãe de Sagrarius, morre em um ataque sombrio à Capital Sergol.
1341 p.F.               
15 da Alta Primavera, bimo: Sagrarius se torna parte da Guarnição Real de Darnon.
1346 p.F.               
25 do Primaverão, tétramo: Sagrarius se torna um d’Os Dez: os Generais de Darnon.

Eventos de O Despertar do Paladino (Livro Um)

1347 p.F.               
6 do Baixo Verão, héxamo: Partida do exército iluminado através de Abs-Khan-Dor.
12 do Baixo Verão, pêntamo: Dia da Batalha de Dhazun.
27 do Outoninverno, héxamo: Sagrarius passa pelo último ensinamento de Sania e conhece o pégaso Lua, sobre o qual sobrevoam Valun-Dir.
18 da Invernavera, tétramo: Lenion parte de Luzombria, em missão, para as outras vilas secretas.

1348 p.F.               
20 da Baixa Primavera, héxamo: Destruição de Luzombria.

21 da Baixa Primavera, héptamo: Chegada de Sagrarius à cidade costeira Portúltimo.

22 da Baixa Primavera, primo: Sagrarius parte de Zophar para Vandor.

25 da Baixa Primavera, tétramo: Sagrarius confronta o nobre possuído. A Estrelespada surge.

28 da Baixa Primavera, héptamo: Sagrarius é contratado por Krisb como guarda-costas.

1 da Alta Primavera, primo: Sagrarius e Krisb desembarcam em Vandor, nas Docas do Cabo, e partem para Phirazo.

3 da Alta Primavera, trimo: Luta de Sagrarius e Krisb contra a harpia. Um elfo herói os salva.

4 da Alta Primavera, tétramo: Luta de Sagrarius e Krisb contra o ogro Katazunabor.

6 da Alta Primavera, héxamo: Sagrarius e Krisb chegam a Phirazo. Entrega das encomendas a Riffor.

7 da Alta Primavera, héptamo: Torneio de Espadáurea: Gort enfrenta Yumura.

8 da Alta Primavera, primo: Solenidade dos Honoráveis de Espadáurea. Sepultamento de Gort.

9 da Alta Primavera, bimo: Yumura e Kirion se unem a Sagrarius. Partida de Phirazo pela estrada para Marinforte.

10 da Alta Primavera, trimo: Passagem pela Ponte do Vale. Encontro de Sagrarius com o grifo. Argsel persegue o herdeiro na estrada. Luta contra os  morloques.

11 da Alta Primavera, tétramo: Fuga do Wyvern. Expedição nas Entranhas Estranhas.

12 da Alta Primavera, pêntamo: A Estrelespada surge. Chegada em Minas da Estrada. Busca por Hendrick. Confronto com Argsel-Nir. Yumura se vai.

13 da Alta Primavera, héxamo: Repouso em Minas da Estrada.

14 da Alta Primavera, héptamo: Kirion e Sagrarius partem de Minas da Estrada para a Selva de Prismia em busca do mago Lanko. Argsel-Nir foge de Azuelissinarikrothiun.


Eventos de A Essência Perdida (Livro Dois)

1348 p.F.

14 da Alta Primavera, héptamo: Confronto com saqueadores goblins. Entrada na Grande Selva de Prismia.

15 da Alta Primavera, primo: Encontro de um estranho prisma cristalino em uma clareira de Prismia. Sagrarius e Kirion descobrem o segredo da flora de Prismia.

19 da Alta Primavera, pêntamo: Kirion descobre que ele e Sagrarius estão perdidos, por terem se desviado do norte para encontrarem um rio. Aniversário de Sagrarius.

20 da Alta Primavera, héxamo: Kirion e Sagrarius vagam por Prismia, tentando encontrar o norte.

28 da Alta Primavera, héptamo: Kirion e Sagrarius são nocauteados pelos masqluus e se tornam prisioneiros.

1 do Primaverão, primo: Kirion e Sagrarius conhecem o selveiro Khol’dbleq, que os ajuda. Juntos, eles tentam resgatar a aliada do selveiro, Mnassi, também mantida prisioneira dos masqluus.

2 do Primaverão, bimo: Unidos em uma comitiva por um grande acaso, Kirion, Sagrarius, Khol’dbleq, Mnassi e os masqluus Murdanthos e Marfha partem da tribo masqluu para a aldeia élfica Avallune.

3 do Primaverão, trimo: A comitiva de Drunasha chega em Avallune. A Estrelespada surge no céu. Ocorre um grande conflito entre os elfos, os masqluus e os crocutas. Sagrarius e Kirion recuperam a garrafa de Thralbon e seu pergaminho, escapando com Mnassi e Khol. Mnassi os deixa, então Khol se une a Sagrarius e Kirion. Os três chegam ao centro de Crishilal e encontram Lanko, que consegue ter uma ideia de onde está Yumura e os envia para Dunas Contínuas para executarem um ritual de convocação do espadachim. Apesar das várias tentativas do trio, eles têm dificuldades em traçar o planograma necessário para a convocação.

4 do Primaverão, tétramo: Sagrarius, Kirion e Khol persistem em traçar o planograma nas Dunas Contínuas, mas acontecem desentendimentos entre o grupo que interferem no processo. Mesmo com todas as dificuldades, eles conseguem.

5 do Primaverão, pêntamo: Sagrarius, Kirion, Khol e Yumura se preparam para tentar escapar do deserto rumo a Akrozil-Roth, para cumprir a promessa do amigo anão de retornar à odiada cidade natal.

7 do Primaverão, héxamo
: O grupo viaja por um dia inteiro pelo deserto sem se alimentar. Sagrarius acorda depois de um sonho saudoso de seu passado e se depara com a Estrelespada no céu. O juramento de retorno à Ardoria corrói seus pensamentos com ansiedade.

Eventos de A Promessa Anã (Livro Três)

1348 p.F.

4 do Primaverão , tétramo – Ameline e Daeron encontram a aldeia Avallune destruída pelos elthosares. Mus’Avallune responsabiliza-se pela catástofre, por seu erro de permitir que a aberração Khold’bleq vivesse, e teme que os espíritos de seus súditos mortos sejam amaldiçoados por sua falha. Ame e Dae aceitam dela a missão de selar o destino do ffaenn  da dríade e partem, guiando-se por uma grifo fêmea que misteriosamente segue o paladino que viaja com o selveiro. Avallune adentra o círculo de silêncio, vendando-se com os cabelos e impondo-se uma pena de 500 anos na escuridão calada.

8 do Primaverão , primo – Sagrarius, Kirion, Khol e Yumura estão exaustos e percebem no horizonte do deserto uma grande tempestade de areia chegando. Depois de lutarem contra estranhos rauflins do deserto, eles conseguem encontrar abrigo em um oásis.

O onmyoji Danshir recebe duas visitas: a de Aelia, uma onna-bugeisha buscando a vingança de um amante; e a de Ferrão Prateado, um assassino buscando eliminar o alvo de um cliente. Ambos pedem pelos poderes do feiticeiro para encontrar suas respectivas caçadas, descobrem e acabam descobrindo que elas viajam juntas. A onna-bugeisha e o assassino se aliam a contragosto para encontrarem seus alvos e partem deserto adentro.

9 do Primaverão , bimo – Sagrarius e seus companheiros avistam o fim das areias e o início do ocidente rochoso do deserto de Dunas Contínuas, retomando a jornada.

10 do Primaverão , trimo – Sagrarius e seus companheiros combatem trolls do deserto. Yumura domina a fúria.

11 do Primaverão , tétramo – De manhã, Ferrão e Aelia chegam à Caverna-Oásis de Lindrielle.

12 do Primaverão , pêntamo – De madrugada, Ferrão e Aelia encontram um troll derrotado por Sagrarius e seus companheiros, mas regenerado. Aelia mostra suas habilidades. De manhã, Sagrarius e seus companheiros chegam ao fim do deserto, nas Terras Ruins.

13 do Primaverão , héxamo – De madrugada, Ferrão e Aelia alcançam grupo de Sagrarius. Sagrarius tenta se recuperar com o grupo para continuarem viagem. Aelia morre. Ferrão sobrevive, com braço ferido, e escapa. Grupo tenta se recuperar. Kirion conta a primeira parte de sua história.

14 do Primaverão , héptamo – O grifo alcança Sagrarius nas subidas das montanhas do Grande Escudo. O Wyvern também. Kirion conta a segunda parte de sua história.

15 do Primaverão , primo – Viagem prossegue, subindo as escarpas orientais das Montanhas do Grande Escudo.

16 do Primaverão , bimo –  De madrugada, grupo de Sagrarius chega às Montanhas do Grande Escudo, no Templo de Pedr'efolha. Kirion conta a terceira e última parte de sua história.

18 do Primaverão , tétramo – Grupo de Sagrarius chega a Akrozil-Roth.

20 do Primaverão , héxamo – Daeron e Ameline alcançam Khol. Aniversário e coroação de Príncipe Pieto. Yumura e Sagrarius são encontrados por Arlim para ajudar Kirion. Kirion, Galasgh e Avrandel partem em jornada para encontrarem Krashir e sua cidadela. A guarda elthosar de Minasmorras  abandona o serviço depois da morte de Avrandel. Sagrarius, Daeron, Ameline, Galasgh, Yumura e Khol se aliam na missão final de Kirion. Arlim volta para Coroa de Pedr’efolha. O septeto parte pelas bordas de Subarya em busca da fortaleza de Krashir. Depois de viajarem por Subarya, encontram a fortaleza e confrontam Krashir, assim como Zidra, que guiava um destacamento invisível.

27 do Primaverão , héxamo – Depois de uma semana descansando em Keronnasg, Khol, Daeron e Ameline se despedem de Sagrarius, Yumura e Kirion. Heróis partem de Keronnasg para Akrozil-Roth, para audiência com regente Ploziv. Kirion se tornará ministro do novo rei, assim como meão-sacerdote de Pedr’efolha, então decide ir para o monastério, comunicar a meã atual, Madal’Ena. Sagrarius resolve a situação com Ferrão Prateado, capturado por ele antes de descerem para Minasmorras. Trio parte para o monastério.

2 do Baixo Verão , bimo – Kirion, Sagrarius e Yumura chegam em Pedr’efolha. Velório de Ena. Sagrarius confessa toda sua história para Sua Reveressência Kirion e deixa os dois amigos no monastério, seguindo uma pista importante de um velho conhecido em uma cidade do leste.

5 do Baixo Verão , pêntamo – Sagrarius reencontra um velho amigo dos Dez de Zophar e a conversa cheia de tensão e diferenças resulta em uma nova esperança: Sania sobreviveu à batalha de Luzombria, mas ninguém sabe de seu paradeiro. Ameline surge, revelando que perseguiu Sagrarius com ajuda da grifo Yssiter e que Daeron a deixou para viajar com Khol'dbleq. A elfa propõe ao paladino irem para a grande capital de Vandor, onde ela poderá acessar uma universidade arcana para pesquisar alguma maneira mágica de ajudá-lo a procurar Sania. Reflexivo, Sagrarius aceita a ajuda e a companhia; mais do que gosta de admitir. A metrópole de Pharos os espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário