Limbo, de Thiago d'Evecque

Melhor E-book de Fantasia Independente da Amazon em 2015!


Limbo, ficção de fantasia do autor Thiago d'Evecque, foi um grande trunfo entre as publicações de e-books da Amazon deste 2015. Surgiu quietinho, entre as tantas autopublicações fantásticas, mas de repente começou a dominar o coração dos leitores, e, atualmente, está bem longe de ir para o limbo dos e-books.

As sofisticações do autor em compor sua obra são várias, desde a criação/evolução de personagens até a edificação de seu mundo fantástico. Thiago começa acertando por trazer um tema bem original, em que um ser misterioso desperta no Limbo, uma dimensão que funciona como um "lixão" onde são descartadas todas as crenças e verdades abandonadas pela humanidade. Essa entidade, assim que acorda, recebe (de quem?) a missão de procurar Limbo afora por 12 escolhidos, que serão responsáveis por retornar ao mundo real para evitar que os seres-humanos se auto-desgracem com todas suas ambições destrutivas. Não vou revelar aqui como, mas o protagonista tem métodos bem peculiares (e empolgantes!) para mandar os escolhidos para a Terra, queiram eles ou não.

O formato da trama é bem divertido e gera uma capitulação dinâmica que funciona como um relógio em contagem regressiva, ou uma bomba-relógio, já que claramente o autor conseguiu trabalhar um crescendo único de entusiasmo durante o desenvolvimento da estória. Junto a esse ritmo, acompanhamos de forma bem gradativa revelações que vão compondo o personagem, mas não entregando tudo esbaforidamente: é como se a cada capítulo recebêssemos uma peça do protagonista e fôssemos convidados a montá-lo e desvendá-lo nós mesmos. E quando colocamos as últimas peças chegamos a um ápice paradoxal, em que a realização de descobrir os segredos da obra e a frustração de não termos outra peça pra continuar esse jogo literário ficam lado a lado.

A profundidade não é uma marca somente do personagem protagonista, mas sim de todos os outros que surgem pelo Limbo. A aparição de cada um dos 12 escolhidos atesta isso com facilidade e de uma maneira muito rica, cada qual baseado em heróis e figuras de culturas diversas geralmente conhecidas pelos leitores, com influências diretas que vão do horror cósmico de Lovecraft às lendas arturianas da Távola Redonda. Ler Limbo para mim foi como observar um verdadeiro mosaico pluricultural que só me fazia querer saber mais e mais sobre o universo proposto por Thiago d'Evecque e sobre os outros universos por trás de cada referência deliciosa sentida na obra.

E agora, cá estou eu, me sentindo no limbo por ter terminado a leitura desse livro fabuloso. Prefiro o Limbo do Thiago, então aí vai um recado para o autor "Escreva logo uma sequência!".

E um recado para você: "Confira o Limbo por si mesmo. Sem medo."

O Autor


Thiago d'Evecque é escritor, jornalista e carioca. Movido a café e cultura nerd. Escreve sobre literatura, games, séries, vida, universo e tudo mais no site pequenosdeuses.com.br.

Seu primeiro livro, Limbo, é uma grande homenagem às influências que o marcaram. Thiago misturou elementos e referências de videogames, RPGs, HQs, animes, mangás, filmes, séries e livros. De Matrix a Final Fantasy, Limbo está repleto de menções e pequenos tributos à cultura nerd.



Adquira a Obra!


Links para o Limbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário