Dragões de Terra, de A. J. F. Tavares!

Legal em Contos, mas potencialmente melhor se virar um romance!

Contos muito bem escritos que, aos poucos, vão emoldurando a proposta de mundo de Tavares: Elora, uma terra fictícia onde a humanidade chegou após travessias do Universo. Personagens bem elaborados e um estilo de narrativa que lembra o de George Martin no que concerne à 3ª pessoa com nuanças das perpectivas de cada protagonista dos contos. Temáticas variadas tratadas em cada conto dinamizam a obra, caracterizados por arquétipos/estereótipos próprios do gênero que são bem trabalhados, contudo, acho que pelo formato de "vários contos", não houve tempo suficiente em cada para que as surpresas e imprevisibilidades sacudissem o leitor a ponto de tirá-lo de seu lugar. Percebe-se vez ou outra, que um bom Revisor de Textos melhoria ainda mais a qualidade da obra.

Quero destacar aqui uma criação da autora, que foi a raça rektrap: humanóides marinhos que terminam confundidos pelos humanos com sereias. Apesar das semelhanças, o rektrap é "um ser totalmente aquático, mas não metade peixe", contudo, além da descrição eficiente da criatura fictícia, temos como protagonista de um dos contos uma integrante dessa raça, cuja personalidade curiosa com a superfície resgata uma leve releitura menos infanto e mais juvenil da "Pequena Sereia". Um dos melhores contos do livro, em minha opinião, graças ao protagonismo da personagem inumana assumir um caráter distinto, bem-sucedido em seu afastamento dos arquétipos humanos.

Os contos ficaram bem estruturados, bem escritos, bem desenvolvidos e criam um mosaico interessante de Elora, porém uma narrativa mais longa de Tavares, como um romance (no sentido de gênero textual extenso, não "romântico") poderia render um tempero e colorido diferenciado à esta agradável proposta de fantasia.

Deixo aqui uma pergunta/sugestão para a autora, se ela já não tiver pensado tal ideia: por que não escrever um romance entrelaçando personagens e eventos abordados em Dragões de Terra? Ficaria ansioso por ver uma sequência deste livro nesse estilo!

A Autora

A. J. F. Tavares nasceu em Carazinho e formou-se Tecnóloga em Agropecuária na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. O fascínio por contos de fadas, histórias, relatos de viagem, mitos, lendas, psicologia e literatura clássica foram a base e a inspiração para a criação de suas histórias e seus mundos. Dragões de Terra é o livro de estréia. Tavares mora em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. 
Apesar de seu primeiro livro sobre Elora ser um livro de contos, em conversa com Tavares, ela me disse que vem trabalhando um romance de seu mundo fantástico já há algum tempo, no qual alguns dos eventos, locais e personagens mencionados em Dragões de Terra serão abordados com mais detalhes e inclusive poderemos rever alguns dos personagens conhecidos. A Autora pretende em breve disponibilizar Dragões de Terra também em versão física, pela plataforma do Clube dos Autores.

Adquira a Obra!



Links Eloranos

Nenhum comentário:

Postar um comentário