CALENDÁRIO ARYNO

Estações e Meses do Ano


Estações do Ano Aryno: Florácio, Solácio, Folhácio, Nevácio


Em grande parte dos reinos e impérios de Arya, os anos são computados a partir da morte do Supremo Sacerdote de Mainna Fyrçus Ellfore (Lê-se Firtchus), quando este expurgou o demônio Tarrasque do mundo com seu sacrifício. Anos que tomem o evento sagrado por referência são grafados como em “1348 p.F. (“partis Fyrçus”, “partida de Fyrçus” nas velhas línguas)” ou “2453 a.F. (“annotis Fyrçus”, “até Fyrçus, anterior a Fyrçus” nas velhas línguas)”.

O ano sempre se inicia na primavera e termina no inverno (invariável em razão da forma plana do mundo, segundo alguns sábios), com duração de 336 dias que se dividem em 12 meses de 28 dias cada. Os meses recebem nomes de acordo com a intensidade da estação do ano. Vide abaixo:

PRIMAVERA, O FLORÁCIO
Mês Um da Primavera – Baixa Primavera 
Mês Dois da Primavera – Alta Primavera 
Mês Três da Primavera – Primaverão (Transição) 

VERÃO, O SOLÁCIO
Mês Um do Verão – Baixo Verão 
Mês Dois do Verão – Alto Verão 
Mês Três do Verão – Veroutono (Transição) 

OUTONO, O FOLHÁCIO 
Mês Um do Outono – Baixo Outono 
Mês Dois do Outono – Alto Outono 
Mês Três do Outono – Outerno (Transição) 

INVERNO, O NEVÁCIO 
Mês Um do Inverno – Baixo Inverno 
Mês Dois do Inverno – Alto Inverno 
Mês Três do Inverno – Invernavera (Transição) 

Um mês se divide em 4 semanas de 7 dias, os quais, em reinos e povos onde predomina o Mainnaísmo como religião, têm os seguintes nomes, também derivados das antigas línguas:

Primo (Dia de Mainna - folga) 
Bimo (Neia) 
Trimo (Dili) 
Tétramo (Keron) 
Pêntamo (Luthen) 
Héxamo (Lyten) 
Héptamo (Fyrçus - folga facultativa)

Cada nome entre parênteses homenageia um Supremo de Mainna ou a própria Deusa, no caso do primo. Essas entidades muitas vezes têm seus nomes tomados como o próprio dia da semana. Visto o modo fixo como essa convenção temporal opera, expressões como “terceiro primo do mês” (ou terceira Mainna do mês) para se referir ao dia 15 são corriqueiras na marcação de datas e outras referências de tempo.

As Faces da Lua


Desde o golpe de Klausto, a Lua cresce, vive, definha e morre.


As faces da Lua também têm datas fixas, obedecendo à seguinte  referência cronológica: 


Lua nascente (Quarto nascente): Dias 01 a 07 do mês 
Lua viva: Dias 08 a 14 do mês 
Lua morrente (Quarto morrente): Dias 15 a 21 do mês 
Lua morta : Dias 22 a 28 do mês

Conta-se que eras atrás a Lua foi partida ao meio com um golpe da foice de Klausto, o Deus-Demônio da Destruição, e quando ela não está em sua face Viva (completa), a escuridão de sua figura é justamente seu pedaço faltante. Quando a Lua está morta, nenhuma estrela brilha no céu e as trevas que cobrem o mundo nas noites desses 7 dias trazem maus presságios e eventos estranhos por toda parte, como a aparição de mortos-vivos, procissões no meio de terras abandonadas e contos ainda mais tétricos. É um período em que viajantes e caravanas comerciantes costumam recolher-se em estalagens até que a lua nasça outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário